terça-feira, 23 de junho de 2015

Apresentando, Ubiratan Ramos

Muito prazerPais do Ubiratan

Sou o Professor Ubiratan Vidal Ramos, nasci em Araruama, no bairro do Outeiro, aos dezoito dias do mês de maio de 1952, sou filho intermediário de uma prole de seis, cujos pais são Adalberto Ramos e Maria Vidal Ramos (foto); ele ferroviário da Estrada de Ferro Central do Brasil e ela Professora; ele com exercício na Estação Ferroviária de Ponte dos Leites, e ela, na Escola Praiana de Ponte dos Leites. Primeira família a se estabelecer no bairro, vivi ali toda a minha infância, adolescência e idade adulta, banhando-me nas águas cristalinas da Lagoa de Araruama.

Sirvo a Deus na Igreja Católica, tendo sido Ministro da Sagrada Comunhão por um bom tempo, herança dos pais, Cristãos fervorosos que foram.

Ubiratan na Missa

Casado há 36 anos, com Maria José de Souza Ramos, e pai de duas filhas, Aline de Souza Ramos e Danúbia de Souza Ramos, que me deram dois lindos netos: Mariana e Davi.

Iniciei meus estudos na Escola Subvencionada do Outeiro, construída e dirigida por minha mãe, onde também desenvolvia seu mister de Regente de Classe, juntamente com Hélia Lopes. Cursei todo o Ensino Primário na E. Praiana de Ponte dos Leites, onde tive como professoras minha mãe, Maria Vidal Ramos, D. Ednira, D. Irene, Maria Helena, etc., e só deixei a Escola após a conclusão do curso.

unipli

Estudei o Ginásio no Colégio Araruama, tendo ali feito também Estudos Adicionais em Comunicação e Expressão. Desenvolvi, também neste período, a arte de interpretar, participando várias vezes de apresentações de peças teatrais juntamente com meu grupo. Sou Graduado em Letras, Português Literaturas, pela FERLAGOS E FAFIMA e Pós Graduado em Tecnologia Educacional pela Faculdade Plínio Leite, em Niterói.

Tão logo concluí o Curso Pedagógico, lecionei de imediato no MOBRAL, por vários anos, também para os presos na Delegacia de Araruama e a seguir para o Artigo 99.

Vários foram os Colégios que trabalhei: foi diretor da E.E. Prefeito Antônio Raposo e Vereador Moysés Ramalho; lecionei no Clarice Moreira Caldas, no Colégio Estadual Edmundo Silva, Nair Valladares, Cenecista de São Vicente de Paulo, Colégio Araruama e E.E. Oscar Clark em São Vicente.

Exerci também os cargos de Gerente Geral do Núcleo de Educação Comunitária de Araruama, exerço a função de Secretário Municipal de Educação no Governo "Um Novo Tempo", cujo Prefeito era o saudoso Altevir Barreto. Ocupei o cargo de Chefia, como Coordenador do Departamento de Recursos Humanos na Coordenadoria Regional das Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio e Coordenador do Polo Pedagógico de Araruama.

Atualmente exerce a função de Assessor Técnico na Secretaria Municipal de Educação de Araruama. Escreveu artigos em vários jornais da cidade, dentre eles "O Principal", "Semeando com Fé", "O Cidadão" etc.

Radio Costa do Sol

Atualmente exerço a função de Assessor Técnico, na Secretaria Municipal de Educação desta cidade. Escrevi artigos em vários jornais da cidade, dentre eles "O Principal", "Semeando com Fé", "O Cidadão" etc..

Atuei como radialista na Rádio Costa do Sol, apresentando os programas, Semeando com Fé, e atualmente, o programa "Fala Professor".

Escrevo poesias, crônicas, contos e artigos sobre o nosso dia a dia.

Ajudei, junto com um grupo expressivo de amigos, a fundar a AARALETRAS, sonho desta cidade e principalmente meu, cuja ideia, que tive, de colocar em prática, surgiu no programa, “Fala Professor”.

Fui entrevistado pela TV Alto Litoral, quando Secretário de Educação, pela TV Cultura1507622_1553286454926163_1768329443433627165_n enquanto professor do Curso de Formação de Professores e da Rede Tv, sobre violência na Cidade do Rio de Janeiro. Fui idealizador de vários projetos desenvolvidos no Edmundo Silva, juntamente com colegas professores de português. Destacam-se entre eles: Para sempre Drummond, Meu poeta Preferido, Manuel Bandeira e outros. Fundei, também, o Salão de Artes Professor Caú, C.E. Edmundo Silva. Promovi inúmeros concursos de poesias, tendo mais tarde publicado uma coletânea das obras de meus alunos. Orgulho-me de conhecer Araruama como ninguém e conviver com pessoas possuidoras de uma cultura fantástica que moram e vivem nesta cidade. Um pedaço de minha história está registrado,portanto, perpetuado no livro de Literatura de Cordel, tão sabiamente escrito por Manuel de Santa Maria.

4 comentários: